segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ganhador do Troféu "Vaqueiro Cara-de-pau" em Caiobá


No Long Distance de Caiobá 2013 houve 224 penalizações por vácuo e mais de 50 atletas desclassificados. Um show de horror pela atitude dos atletas e uma ação quase desesperada da organização da Cia de Eventos para tentar minimizar a picaretagem. Mas, no meio de tantos picaretas que se julgam atletas, um deles foi eleito o mais cara-de-pau. Portanto, mereceu o Troféu de mesmo nome.














Esta primeira foto está no perfil do facebook do triatleta Luan Ortiz, em 5o lugar na categoria 25-29 no Long Distance de Caiobá 2013. Até aí tudo bem...


Aqui abaixo os seus dizeres sobre o seu desempenho. Claro, sempre repleto de parabéns pelo público fã desavisado...

"5º colocado na categoria 25-29 anos aqui no Long Distance Caiobá. Muito satisfeito com minha natação e com a evolução do meu ciclismo, mas na corrida faltou um pouco. Senti as pernas muito pesadas nos últimos 7km! De uma maneira geral estou feliz com o resultado e consciente no que preciso mudar nos treinos pra acertar os pequenos detalhes...
Obrigado a todos pela torcida e apoio!
#cmteam #aquasphere #accelerade #woom #institutoallevo #prefeituraderioclaro"

Até aí tudo bem....se não fosse pela foto cômica (para não dizer trágica) dele na roda do Guilherme Manocchio. Este, atleta de verdade, fazendo aquela cara do tipo "What the fuck!!!"


"Evolução no meu ciclismo"? "na corrida faltou um pouco"? Ahhhh FASFAVÔ DOTÔ!!!



7 comentários:

  1. Boa tarde,
    Meu nome é Giovana Ohde, e fui eu quem tirou a foto "polêmica" divulgada neste blog. Queria dizer a todos que o gesto feito pelo atleta Guilherme Manocchio naquele momento (para decepção de quem está adorando a polêmicazinha em torno disso ) nada tem a ver com o fato do atleta Luan Ortiz estar "na sua roda". Na realidade ele estava apenas se referindo ao seu próprio desempenho no ciclismo.
    Também gostaria de dizer que EU acho completamente desnecessária toda essa exposição em torno do atleta Luan, afinal, a honestidade e a consciência de estar respeitando as regras impostas pela organização ( que estava muito rigorosa quanto ao vácuo ) devem partir de cada atleta, além do mais, com mais de 200 penalizações e 50 atletas desclassificados, é praticamente impossível afirmar que aqueles que desrespeitaram a regra não foram devidamente punidos, sendo assim, acredito que o atleta Luan provavelmente já teve a sanção imposta pela organização aplicada a sua conduta inadequada e não cabe a nós expô-lo dessa maneira. Reitero minha opinião de que vai da consciência e honestidade de cada um seguir as regras bem como cabe a ORGANIZAÇÃO punir aqueles que não as respeitam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana,
      Pedimos mil desculpas por envolver você e o Guilherme neste tipo de situação. Ele é um atleta admirado pelo Brasil todo. É um ídolo do triathlon nacional. No entanto, você, sem querer, acabou nos prestando um serviço. A comunidade do triathlon justo está já cansada de posturas como esta do Luan, e a sua foto veio bem a calhar. Note que a foto por si só não foi a única evidência que temos da prática do vácuo. Temos algumas testemunhas que o viram no vácuo do Manocchio durante boa parte das duas voltas da prova. Além disso, ele mesmo, o Luan, acabou tendo a infelicidade de se entregar no próprio perfil do Facebook dele, sendo bem infeliz em suas justificativas. Outros amigos dele tentaram ajudar, mas só pioraram a situação utilizando argumentos como "todos mundo pega vácuo", o que é uma ofensa para a comunidade que pratica triathlon como se deve.
      Por estas razões, não tiraremos o post do ar. A internet é um campo público e a liberdade de expressão nos é garantida. Do mesmo jeito que sempre defenderemos a liberdade do próprio Luan de se defender.
      Para os que acham que o triathlon é uma brincadeira, este tipo de blog aqui não é de interesse. Aqui é para quem realmente respeita e encara o esporte com seriedade, principalmente respeitando as regras. Portanto, por favor não se sinta mal pela foto que gerou tal burburinho. Você não expôs o Luan, pelo contrário, você contribuiu para um triathlon mais limpo.
      Quanto ao Luan, ele ainda é jovem, um bom atleta e tem um futuro brilhante pela frente. Mas, para um atleta que pretende seguir uma carreira profissional, esta não é a melhor forma de começar. Espero que tenha aprendido a lição e que daqui para frente ele se torne motivo de orgulho para nós, assim como é o Guilherme.
      Quando isso acontecer, seremos os primeiros a divulgar aqui e espalhar em todas as mídias sociais.
      Obrigado

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acho que vale a pena você publicar isso aqui né! Seja justo!!!

    Guilherme Manocchio
    Terça às 22:48 ·
    Pessoal, fiquei treinando o dia todo ontem e hoje também. Ouvi falar da minha foto que tinha sido postada fazendo sinal para minha esposa, gerou comentários conflitantes. A legenda da foto é : "Sinto muito querida, hoje não estou como normalmente. Pernas cansadas" . Sinal mal interpretado, como se eu estivesse reclamando que havia um atleta na minha roda. Coisa que nem tinha visto, na realidade. De fato, tinha acabado de ultrapassá-lo no instante da foto e cheguei 2min à sua frente na transição. Logicamente acho o vácuo no ciclismo um absurdo e sempre instruo meus atletas para evitar essas confusões que não agregam nada para o esporte. Quando estou descansado posso pedalar muito forte. Às vezes também posso competir cansado e ficar para trás. Importo-me em fazer sempre o meu melhor, amando o esporte e a dor que ele proporciona. Sempre com a cabeça erguida, vencendo ou perdendo.

    http://www.facebook.com/guimanocchio/posts/10152300217505656

    ResponderExcluir
  5. Coisa que nem tinha visto... Tinha acabado de ultrapassá-lo...
    Nos comentários do Manocchio ainda havia: "alguns ficam horas ao invés de alguns instantes".
    O ponto aqui não é este atleta. É a prática do triathlon.
    Pra ficar longe da exposição, não corra o risco e saia da roda.
    Se você faz triathlon, sabe que a chance de alguém te ultrapassar por dentro é zero. Afinal de contas, como ele estaria alinhadinho na roda do Manocchio se ele tinha acabado de ultrapassar?
    Pra finalizar: ele mesmo falou que ficou feliz por acompanhar o Manocchio por boa parte da prova... Com 3 fotos publicadas em 3 pontos diferentes da prova com ele na roda.
    Sem mais.

    ResponderExcluir
  6. Luan Ortiz
    Bom dia... Eu tenho consciência da prova que fiz, inclusive sei que estive momentos a menos de 7m da bike a minha frente, ASSIM COMO muitos que vinham nos PELOTÕES GIGANTES atras de mimQ
    Sempre admirei o Guilherme Manocchio como atleta, já tive o prazer de viajar com ele e por isso o considero demais também como pessoa. Por esse motivo, ter andado boa parte da prova com ele é sim um sinal de evolução do meu pedal. Eu não deixei de citar o Gui pra ninguém que contei sobre minha prova!

    ResponderExcluir